PROMOÇÕES ATÉ 65,25% - Campanha exclusiva online válida até 28/04/25  + info

As alterações políticas e sociais que aconteceram em Portugal em 1974 permitiram o aparecimento de novas tendências e de novos hábitos de vida.

O Ténis, desporto de elites com uma popularidade Mundial ascendente nos anos 80, promovida pelos media e pelas crescentes transmissões televisivas, conquistou os portugueses e despoletou a oportunidade de lançar uma marca nacional de qualidade.

Henrique Schreck e Paulo Schreck envolvidos na comercialização de artigos de vestuário desportivo de marcas internacionais para a prática da modalidade, identificam uma procura crescente de artigos portugueses, e fundam a marca MIKE DAVIS. Raul Leitão, à época presidente do Lawn Tennis Club da Foz, e ligado à empresa RL que comercializava a marca MIKE DAVIS, tem uma ligação forte à modalidade que permite impulsionar um rápido crescimento.

Henrique e Paulo Schreck, os fundadores, e especializados na comercialização de artigos desportivos, desempenham um papel fundamental no processo de difusão da marca e dos seus produtos.

Mais tarde, o fomento de uma nova modalidade desportiva acabada de chegar a Portugal, o windsurf, constitui o elemento final desta simbiose de práticas desportivas, pilares do nascimento da marca e representadas no símbolo que celebra os seus 40 anos: uma vela de windsurf associada a uma simples bola de ténis.

A paixão dos fundadores e de muitos outros colaboradores e parceiros que se associaram a esta ideia MIKE DAVIS, as competições, as escolas e a qualidade dos seus produtos alimentaram a força que transportou a marca até aos nossos dias.

Náutico

A MIKE DAVIS nasceu na Foz, no Porto, perto do mar, e num país de marinheiros que levaram o nome de Portugal por mares nunca dantes navegados

Os desportos náuticos estão na síntese da marca, e desde cedo esta fomentou a prática de diversas modalidades do mar, com particular relevo para o windsurf, mas também para a competição de vela em yacht, e para a competição de vela com vários tipos de embarcações ligeiras.

Neste processo, desenhou e produziu pranchas e velas de windsurf, fatos de neopreno e calçado especial para a prática desta modalidade. Desenhou e produziu igualmente equipamento para a competição de yacht, como parkas náuticas e outras peças de equipamento de competição ou apenas de lazer.

Ténis

O Ténis faz parte do ADN da Mike Davis desde a sua origem

A Mike Davis apoiou escolas de ténis durante os anos 80 e 90. Desenvolveu peças e coleções de inspiração ténis ao longo da sua existência e algum material técnico como raquetes de ténis e punhos. Esteve ligada a nomes como João Guedes, Pedro Cordeiro, João Cunha e Silva, Bernardo Mota e mais recentemente João Sousa, primeiro tenista português a vencer o Estoril Open, atual numero 1º nacional e 43º do ranking ATP.

Herança

Em 1976 foram criadas as primeiras peças com a marca MIKE DAVIS.

As primeiras peças foram o polo piquet, os calções de ténis, as saias de ténis, os vestidos de ténis, os pulsos elásticos, as raquetas de ténis e outros acessórios.

A marca está associada ao ténis através do seu nome, inspirado na Taça Davis e em figuras proeminentes de nível mundial, e o seu logótipo está ligado a uma simbologia de vela e de windsurf. Estas duas modalidades desportivas de terra e mar são indissociáveis da MIKE DAVIS e, através delas, podemos acompanhar a sua história.

Como consequência da associação com outras modalidades desportivas surgem outras peças, como por exemplo todas aquelas associadas aos desportos de mar: parkas náuticas, sacos sport, pranchas de windsurf e sapatos de vela. Até meados dos anos 80 a marca manteve uma associação ao vestuário técnico, para a prática das diversas modalidades.

Surf

A ligação da MIKE DAVIS com o Surf surge nos inícios dos anos 80

A marca associa-se ao surf que começa a surgir no panorama nacional. Por esta altura a marca começou a desenvolver vestuário técnico, nomeadamente fatos e pranchas de surf. As primeiras pranchas foram desenvolvidas em parceria com a Semente. Em meados dos anos 80 apoiou escolas de surf e patrocinou nomes como Rui Ribeiro, Antonio Ribas, Zé Ribas, Zé Pedro (Madi) e Filipe Ferreira (Tarzan). “Começamos a procurar ondas juntos ao fim de semana, nas praias situadas a norte do Porto. Para além de Matosinhos e de Leça, fazíamos surf em Vila do Conde (Azurara), Ofir, Esposende, Viana do Castelo.” História do Surf em Portugal. Atualmente a MIKE DAVIS tem um posicionamento muito próximo do surf, com vestuário casual e vestuário técnico (fatos de surf) o nosso embaixador Francisco Alves. Atleta que está a atravessar uma nova fase da sua vida, sentindo-se motivado para surfar ao mais alto nível. Em 2013 terminou dentro do Top 5 do Circuito Europeu e no mesmo ano foi igualmente Top 5 no circuito nacional de Surf (Liga Moche). Lá fora esteve presente em duas edições da Rip Curl Cup. Mantendo a tradição, atualmente a MIKE DAVIS apoia a escola de Surf Angels Surf School e patrocina a Federação Nacional de Surf.

Horseball

Em 2006 a MIKE DAVIS associou-se ao Horseball

A marca patrocinou a equipa nacional que viria a sagrar-se campeã mundial na Argentina. Faziam parte desta equipa Frederico Cannas, Joaquim Mota, Frederico Marques, Luís Matias e Rodolfo Caetano. Esta modalidade plena de movimento, de energia e de cor continua a ser um dos focos de inspiração para novas colecções.

A Energia Mike Davis

Na sua origem, a marca nasce associada a equipamento desportivo, essencialmente para a prática de windsurf e para a prática do ténis.

A energia do mar e a novidade de uma modalidade desportiva, plena de emoção e de colorido. A beleza e a elegância dos movimentos do ténis, modalidades essencialmente praticadas por uma classe média alta e apenas em algumas regiões de Portugal, conferiram à MIKE DAVIS um estatuto diferenciado.

Todos os campeões de ténis portugueses estiveram associados à marca: Pedro Cordeiro, João Guedes, João Cunha e Silva, Bernardo Mota e mais recentemente, João Sousa. Mas para além desta elite de atletas, a marca expandiu a sua presença em território nacional, através da organização de escolas de ténis, e através do fomento de torneios juvenis. Foi ainda sponsor da seleção nacional, associando o escudo de Portugal ao nome MIKE DAVIS.

No Windsurf, sem o mérito de ter sido o introdutor da modalidade, foram sem dúvida as equipas MIKE DAVIS que expandiram a modalidade em Portugal e mesmo na vizinha Espanha.

A comercialização de raquetas de ténis, de pranchas e de velas de windsurf da marca são a prova cabal da sua notoriedade e da presença nestas modalidades. Anos passados, a ligação ao Horseball, como sponsor da seleção nacional, campeã do Mundo em 2006 na Argentina, a ligação à competição de vela, a presença no Paris-Dakar com a equipa de Miguel Barbosa, o fomento das provas de karting, entre outras ações, consolidaram o estatuto elitista da marca.

47 Anos de presença ativa em múltiplos desportos permitiram acumular a energia bem patente nas coleções que hoje produz e bem patente nos espaços de venda MIKE DAVIS.

A designação casual sport integra toda a ousadia de ser diferente, com atitude e com uma energia especial.

Desportos Motorizados

Uma paixão antiga

A MIKE DAVIS associou-se aos desportos motorizados. O apoio a diversas provas como a Transportugal e o Rally de Portugal marcaram a ligação a este tipo de atividades desportivas. Pilotos como Carlos Barbosa, Miguel Barbosa, Pedro Ramalho e António Simões são alguns dos nomes ligados à marca.

Escolas e Competições

A associação da marca aos desportos traduziu-se igualmente pelo fomento de escolas e competições, particularmente dirigidas aos escalões etários juvenis das modalidades de Windsurf e Ténis.

José Carlos Figueiredo e Silva foi um dos precursores das escolas de windsurf da MIKE DAVIS, e Gustavo Meneres foi quem recrutou os membros da equipa de windsurf que durante anos dominou os campeonatos regionais, nacionais e Ibéricos. António Pires de Lima, Rui Ramada, Pedro Paula Pinto, Francisco Vieira de Campos, Miguel Rangel, Pedro Monteiro, entre outros, fizeram parte desta equipa vencedora. Estes eventos desenvolveram-se principalmente nos anos 80 e 90, consolidados com a ligação aos atletas de elite praticantes destas modalidades, e fizeram crescer a notoriedade da Mike Davis e a procura dos produtos produzidos pela marca para a prática desportiva. De realçar a associação com a Federação Portuguesa de Ténis, que adotou como equipamento oficial o vestuário desenvolvido pela marca, aliando desta forma a Mike Davis ao Ténis nacional, transportando o nome além-fronteiras.

A Marca

Em finais do século XX, abraçando a oportunidade de crescimento do vestuário “casual” de influência norte-americana no mercado, a MIKE DAVIS implementa o desenvolvimento de novas colecções.

Em 2005 o conceito de coleção alarga-se ao vestuário feminino, e aparece a primeira coleção de senhora.

Com o incremento do número de lojas próprias e franqueadas no território nacional (e mesmo além-fronteiras), a marca inicia todo um processo com vista à definição de um universo próprio e trabalha a sua identidade casual sport.

A crise económica que se inicia em 2008 atrasa este processo, que é retomado em 2013 com a introdução de novas ideias que vêm reforçar o trabalho realizado ao longo de mais de 30 anos de presença nos mercados.

Assim, fortalecendo a sua identidade de marca casual sport, com um aspiracional fortemente ligado aos desportos de elite já referidos, a marca entra num novo processo construtivo, com o intuito de fortalecer o seu posicionamento médio/alto.

A nova forma integrada de trabalhar as colecções homem e senhora; a qualidade das matérias-primas e o incremento da produção nacional (95% Made in Portugal) ; a renovação do conceito de comunicação da marca; a renovação do conceito de loja e a simplicidade da exposição para permitir às peças de vestuário assumirem todo o protagonismo são os pilares de uma estratégia que pretende posicionar a MIKE DAVIS como uma marca de referência.

Banner azul
 

Entregas Gratuitas em compras superiores a 60 Euros em Portugal Continental.

 

Devoluções sem custos.

Pode devolver as suas compras gratuitamente.

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Política de Cookies.